sexta-feira, 11 de julho de 2003

Um pouco de história remota


"Quase todas as povoações actuais do concelho de Celorico da Beira e do antigo Linhares, foram edificadas sobre uma povoação da idade do ferro, ou cresceram nas suas imediações. Estes povoados eram Kastros ou Castros. No concelho de Celorico identificam-se o de Celorico a 550m de altitude, o dos Açores (200m), o de Linhares(809m), o monte da Cabeça Grande (735), no Baraçal, o Castro da Darouca (490), em Forno Telheiro, o castro da PENHA DE PRADOS 1134m),o Castro da Rapa (620m), O Castro do Torreão em Forno Telheiro.

.....As casas desses guerreiros- pastores eram de pequenas dimensões , entre 2,70mma 4,30m de comprimento,em média, precedidas por um pequeno átrio ou pátio. Eram cobertas de giesta branca ou giesta negral formando uma pequena cupula cónica.

.....Os povos que viviam nestes Castros da beira eram os lusitanos, oriundos de um ramo indo- europeu fixados no ocidente, ainda na idade do bronze, e , portanto, anteriores aos celtas, que foram os seus parentes próximos."


Rodrigues, Adriano Vasques, Celorico da Beira e Linhares, monografia histórica e artística, 1992, 2ª edição, C.M.Celorico da Beira.

Sem comentários: